quinta-feira, 10 de junho de 2010

Novos Ministros da Eucaristia




Missão do Ministro Extraordinário da Comunhão:
• Assumir a identidade de Ministro da Comunidade e da Eucaristia, engajando-se na comunidade, construindo o Reino de Deus.• Conhecer as necessidades da comunidade, seus apelos, as prioridades mais urgentes a serem respondidas.• Concientizar-se, a partir da realidade, dinamizando as tarefas comunitárias, sob a luz da Palavra de Deus.• Apoiar os grupos da comunidade, ajudando-os a um trabalho participativo de comunhão. Ministério é serviço na comunidade.• Cristo é o Pão da vida. O Ministro não só distribui o Pão Eucarístico, mas está comprometido com a "vida dos irmãos".• O Ministro deverá estar ligado profundamente a Cristo, dinamizando e fermentando a comunidade, promovendo a fraternidade.• O Ministro é chamado a conhecer melhor sua fé, ao estudo permanente, e à vivência concreta da fé na comunidade, principalmente junto aos necessitados e doentes.• É importante que o Ministro cultive sua fé, o espírito comunitário, cresça na consciência do anúncio do Reino de Deus e da denúncia daquilo que não constrói fraternidade. Cresça no dom de si mesmo, na espiritualidade Eucarística, visando transformação.
O Ministério, hoje
A Paróquia Nossa Senhora D´ Abadia atualmente, tem 10 Ministros. Suas atividades são diárias e constantes, concentrado-se, basicamente, em duas tarefas essenciais:• a de "servir o altar", junto ao sacerdote durante as Missas, obedecendo a uma escala previamente elaborada no intuito de que haja um justo revezamento para que todos tenham oportunidade de participar tanto das Missas semanais, como nas dominicais.• a visitação aos doentes: onde é realizadoum trabalho em conjunto com a Pastoral da Saúde, de tal maneira que, no mínimo uma vez ao mês, esta seja efetuada pelo Ministro da Comunhão acompanhado do agente visitador da Saúde, visando uma perfeita integração em benefício do doente, realizando atividades que se complementam. Ao conforto espiritual para o corpo, oferecido pelo visitador da Pastoral da Saúde, acrescenta-se o “alimento da alma”, o Pão Vivo da Eucaristia, oferecido ao enfermo no momento da comunhão que, nesta específica ocasião somente ao Ministro caberá administrar.
Como ponto culminante nas atividades litúrgicas da Arquidiocese, salientamos a organização da Celebração Eucarística da Quinta Feira Santa, na Paróquia. Também a participação de nossos Ministros nas festividades de Corpus Christi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá
Pessoas da comunidade, padres , pessoas que adoram o blog deixam os seus comentários...
Espero que tenham gostado do blog da paróquia.

Paróquia